Neste post eu vou tratar de um assunto que, em particular, me fascina muito. As nuvens, e de preferência a Cumulonimbus. Poderia tratar de cada uma, mas esta para mim é o tipo mais interessante de se observar, tanto por sua forma quanto por sua magnitude.
A Cumulonimbus é a responsável por grandes tempestades. Quando vemos no horizonte aquela nuvem gigantesca e colossal, podemos saber que abaixo dela uma possível tempestade está acontecendo. O mais incrível nestas nuvens é a altura delas, que pode chegar a quase vinte e três quilômetros de altura. Muito alto?
Sua composição é variada, contendo cristais de gelo, gotas de água bem geladas, neve e granizo. Outra particularidade da Cumulonimbus é que ela se assemelha com uma bigorna, e se a observarmos como um todo, ela realmente parece. E, às vezes, abaixo desta bigorna, formam-se um estranho tipo de fenômeno que deixa a aparência das nuvens em forma de seios! Interessante, e é chamada de Mammatus, que se assemelham a mamas, seios.
É interessante observar esta nuvem quando ela está no lado oposto ao pôr-do-sol, a leste. Mesmo quando o sol de põe, o topo desta nuvem fica iluminado por alguns minutos. Ela desperta curiosidade, e sempre quando vemos ficamos admirados.
Clique na imagem para expandi-la e veja a magnitude deste fenômeno. |
e aeee ronaldo. fico louco quando vejo uma cumulonimbus perfeita. essa mammatus ja é mais dificil. tomara que neste verão de pra tirar belas fotos de nuvens carregadas.
ResponderExcluirRon,você sabe fotografar o que é belo.Zelda
ResponderExcluirObrigado Everton e Zelda. Saibam que estou tirando mais fotos assim, que que breve farei a 3ª versão de Meus Ambientes, com ênfase nas nuvens.
ResponderExcluirAss.: Ronaldo Filho, o autor