Creative Commons

Licença Creative Commons
A obra Pesquisas de Ronaldo Filho de Ronaldo Filho foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em psconhecimento1988.blogspot.com.

domingo, 17 de abril de 2011

A Galinha e Seus Pintinhos

Reações: 
Saudações aos que acompanham o PS Conhecimento!

Outro dia estava em casa depois de um dia de chuvas e notei que, enquanto chegava a noite, as nuvens estavam se espalhando e se escondendo no horizonte. Quando se foram quase todas, pude ver um céu estrelado e magnífico. A sacada da sala me mostra o oeste, o lado mais cobiçado!

Neste oeste eu pude ver logo acima do horizonte, as Plêiades, da Constelação de Touro, ou Taurus. Elas parecem um amontoado de estrelas. Logo acima dela eu vi a estrela mais brilhante da constelação, Aldebaran, que é fácil notar por causa da sua coloração vermelha e ela fica perto de umas estrelas que parecem formar um triângulo, as cabeças do touro.



Depois do acontecido, eu comentei em no fórum de um site (Painel Global) muito legal, e uma colega, a Aurora, me disse que quando era criança, seus pais costumavam chamar de A Galinha (Aldebaran) e seus Pintinhos (Plêiades). Visto isso, decidi escrever um pouco sobre estes astros que podem ser visto no primeiro semestre do ano.

A Galinha

Aldebaran impera em Hyades,
pena que não faz parte do aglomerado!
A estrela Aldebaran tem o diâmetro 45 vezes maior e 150 vezes mais brilhante que o nosso Sol, pois ela é uma Gigante Vermelha. O nome vem de uma palavra árabe, Al Dabaram que significa “aquela que segue”. Aldebaran é a estrela mais brilhante próxima a um aglomerado estelar chamado Hyades, o “triângulo” que havia citado acima, sendo um dos poucos visíveis a olho nu. Além de ser o aglomerado mais próximo da Terra, ele contem mais de 200 estrelas! Ela não faz parte deste aglomerado, pois está a 65 anos-luz mais próximo do nosso planeta do que o aglomerado em si, que está a 150 anos-luz de distância.



Os Pintinhos


As Plêiades, magníficas!

As Plêiades, conhecidas como as Sete Irmãs, é um aglomerado estelar aberto. Visível a olho nu, porém tão pequenina, que quase escapa aos olhos. As estrelas que compõe o aglomerado são Gigantes Azuis, obviamente notado com um binóculo ou telescópio. Numa noite sem poluição luminosa, é possível enxergar até nove estrelas. Na mitologia, as duas estrelas ‘a mais’, são o pai e a mãe, Atlas e Pleione, respectivamente. As irmãs são Alcyone, Maia, Asterope, Taygeta, Celaeno, Merope e Electra. Dos nomes acima, nós conhecemos alguns, veja:







Alcyone, sendo Alcione, a cantora de pagode.







Atlas, a figura mitológica grega condenada a segurar o céu.






Maia, a cidade portuguesa.







E Electra, personagem dos quadrinhos, ou mais uma personagem da mitologia grega, filha de Agamemnon.









Sobre a constelação de Touro

A constelação Taurus, ou Touro, é uma constelação zodiacal que possui diversos objetos. Sua melhor visualização é em dezembro e janeiro. Além dos objetos estelares citados acima, ela contém uma nebulosa fascinante, a Nebulosa do Caranguejo! Não é vista a olho nu, mas é facilmente detectada com binóculos e pequenos telescópio. Este objeto foi catalogado por Charles Messier.



Fonte de pesquisa: Enciclopédia Ilustrada do Universo; links por Wikipédia.

O site no qual eu participo de um fórum é o Painel Global. Aconselho à todos que acompanhem este monitor global que informa temperaturas, tempestades, tremores de terra e muitas outras coisas interessantes, inclusive a atividade solar!

Nota: Este é o mês a Astronomia, fantástico!

P.S.: Gostaria de ter editado melhor a posição de algumas fotos, mas o editor é meio precário quando você edita foto e texto, um caos, rs...


4 comentários:

  1. Boa Noite, Ronaldo! Gostei da matéria, salvei numa pasta. Como comentei lá no RG, gostei ver vc usar o "título" que dei às Pêiades quando era criança. Astronomia é uma ciência fascinante, quanto mais a gente descobre, mais quer saber sobre o assunto: é inesgotável, curiosidade do tamanho do Universo! Obrigada!! Aurora.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, estava curiosa sobre as Pleiades!!! Abs. YESUM

    ResponderExcluir
  3. Mais uma aula com seus conhecimentos Ronaldo. Aprendi mais uma vez!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Dany:
    Parabéns pela matéria Ronaldo.....adorei!

    ResponderExcluir

Visitantes pelo Mundo

Visitantes

free counters

Apollo 11