Creative Commons

Licença Creative Commons
A obra Pesquisas de Ronaldo Filho de Ronaldo Filho foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em psconhecimento1988.blogspot.com.

sábado, 14 de maio de 2011

O Anel de Fogo

Reações: 
Olá, leitores!
Uma vez eu vi uma matéria na televisão sobre o Anel de Fogo e achei interessante. Isso tem muito tempo. Então, vendo os acontecimentos com maior clareza, os vulcões em si, me lembrei do Círculo de Fogo, e fiz uma pesquisa sobre ele que compartilho com vocês.
Fiz a pesquisa no Wikipedia e tirei alguns dados do site Painel Global. Imagens por Google. O links estão anexados.

Conhecido por “Círculo de Fogo”, o famoso Anel de Fogo se situa da placa do Oceano Pacífico, que pensando bem, de pacífico ele não tem nada, principalmente nos últimos anos. Embora seu nome
ou apelido leve 'anel' como característica, ele se parece com uma ferradura, e sua extensão é de 40.000km, quase quatro voltas no globo terrestre!

O Círculo de Fogo, ou Anel de Fogo

Este “ninho de vulcões” tem aproximadamente 400 vulcões, sendo que mais da metade estão ativos. (confira aqui uma postagem sobre vulcões) Atualmente, alguns destes vulcões estão em observação por estarem em constante atividade, mesmo que seja mínima, como expelir uma quantia demasiada grande de cinzas ou fumaça. Com base numa pesquisa feita pelo site Painel Global, citarei quatro vulcões em observação que pertencem à região do Anel de Fogo. São estes:


  • O vulcão Tungurahua, no Equador, recebeu o nome por se localizar na província homonima, que significa 'Montanha de Fogo'. No último dia 04 de maio obsevaram um grande quantia de fumaça (pluma) que estendeu-se por mais de 6km de altura. Relatório.
  • Plachón-Peteroa se formou há milhares de anos tendo em seu histórico inúmeras erupções que lhe causou a formação de camadas, devido o desmoronamento de terras, formando assim as caldeiras. Após o evacuamento da lava, a câmara vulcânica se 'esvazia', por assim dizer, e deixa vazios no solo, o que representa a ameça de desmoronamento de terra sob a câmara. O nível de alerta para este vulcão é de 3, depois que jatos de cinzas foram expelidos por quase 30 segundos. Relatório.
  • Situado na ilha New Britani, em Papu Nova Guiné, a montanha mais alta do arquipélago de Bismark, o vulcão Ulawun está em observação depois que uma nuvem de coloração marrom e cinza foi vista no dia 10 de maio. Nos últimos anos ele está em constante atividade. É considerado um vulcão composto por ter várias camadas. Relatório.
  • O vulcão Santa Maria está em atividade constante e mais acelerada desde 06 de maio deste ano, sendo registrados expelimento de cinzas que foram a mais de 6,5km de altitude e um pequeno fluxo de lava durante estes dias. Este vulcão tem o nome na lista das maiores erupções do Século XX, que teve sua fúria em 1902 num espetáculo que durou cerca de 20 dias. Neste período as cinzas emitidas por ele chegaram a incríveis 28km de altitude. Essa erupção podemos classificar no Índice de Explosividade Vulcânica de nível 5! Nota: em 1922 nasceu um vulcão ao lado do vulcão Santa Maria, e desde seu nascimento, não dormiu nenhuma soneca. Seu nome é Santiaguito!  Relatório.
Abaixo você confere a foto dos vulcões citados acima.

Tungurahua

Plachón-Peteroa

Ulawun

Santa Maria & Santiaguito


Durante o período Arqueano, sobre a formação do nosso planeta, a crosta ardia em fogo e magma quando esfriou, 'trincando' a crosta terrestre, formando as placas tectônicas, mas não do modo como as conhecemos hoje. A Placa do Pacífico faz divisa com as placas:
  • Juan de Fuca, a oeste dos Estados Unidos;
  • De Gorda, também a oeste e tem limites com a Placa Juan de Fuca.
  • Norte Americana, uma das seis principais placas do planeta, cujo fruto da divisa com o do Pacífico é a Falha de San Andreas;
  • De Cocos, criada por um desprendimento com a placa do Pacífico, a oeste da América Central;
  • De Nazca, na América do Sul;
  • Da Antártida, ou Antártica, que é uma placa continental, que abrange todo o continente da Antártica;
  • Das Filipinas, uma placa oceânica.
  • Australiana, ou Indo-australiana, pois faz conjunto com a placa Indiana.
Mapa das Placas Tectônicas



A Deriva Continental!
P.S.: achei interessante esse gif da Deriva Continental e decidi postá-lo.

Um comentário:

Visitantes pelo Mundo

Visitantes

free counters

Apollo 11