Creative Commons

Licença Creative Commons
A obra Pesquisas de Ronaldo Filho de Ronaldo Filho foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em psconhecimento1988.blogspot.com.

sábado, 4 de setembro de 2010

Raios

Reações: 
"Um raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada trovão."





Começaram as chuvas em Porto Velho, Rondônia. E como acabamos de sair de uma época de calor intenso. Com isso, as chuvas começam a 'dar as caras' pela região. São tempestades rápidas, com trovoadas e muito, mas muito vento mesmo.

Para que um raio possa surgir, é necessário o contato entre cargas opostas, a carga negativa e  positiva. Quando elas se encontram, sendo a atração muito forte, você verá o raio que, como dito no primeiro parágrafo deste post, vem acompanhado de relâmpago, a grande claridade que vemos, e depois, como um 'encerramento', o trovão. Se o raio atingir um ponto mais perto do local onde você está, o som será mais forte e potente, provocando vibrações, e quanto mais longe, o trovão demorará a ser ouvido.
Aqui, o som do trovão!




Esse contato de cargas elétricas pode acontecer entre nuvem e solo, ou entre nuvem e nuvem, ou seja, você nunca verá um raio partido de um ponto e 'terminar' do nada.
Os nossos olhos podem ver apenas o clarão do relâmpago e o raio em si, como grandes formas parecendo estrias no céu. Mas quase ninguém pergunta sobre suas formas e dimensões. O raio é a mais pura energia e concentração de calor existente na Terra, e pode medir entre 2 cm e 5 cm. Pouco não é? Mas pode fazer um estrago que só, pois pode chegar a incríveis 30mil ºC! Isso equivale quase 545% a temperatura da superfície do sol, que é de 5504ºC! Incrível!

As fotos abaixo (registrados por mim) retratam a tempestade do dia 03 de setembro de 2010, bem como o vídeo acima.
 O importante é não ficar em áreas abertas ou perto de árvores.

por Ronaldo Filho

3 comentários:

  1. Adorei as animações, vídeos e explicações.Parabéns!
    Acho lindo, mas tenho medo! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronaldo,

    Muito boa a matéria!!!

    Também gostei muito das animações.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Meu Magnifíco Ronaldo,
    É com prazer que adentrei nesse P.S Conhecimento.Rapaz eu não sei de nada ao olhar pra vocês meu.De pronto,te dou um selo de Homem-Conhecimento!Em breve você saberá mais disso.Abçs!!!!

    ResponderExcluir

Visitantes pelo Mundo

Visitantes

free counters

Apollo 11