Creative Commons

Licença Creative Commons
A obra Pesquisas de Ronaldo Filho de Ronaldo Filho foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em psconhecimento1988.blogspot.com.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Voando Alto

Reações: 
Olá, leitores.

Este post é meio 'viajado'! Vamos pra uma viagem espacial bem rápida...

Vendo o último lançamento do ônibus espacial Endearvour, fui tirar minhas dúvidas quanto às outras viagens de outros ônibus. Os links estão no final da postagem com base no Wikipedia, imagens por Google e por algumas matérias que assisti pela televisão.



Imagens fornecidas pela NASA: http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/index.html



Primeiros passos, ou melhor, Voos!



Em 1975, foram feitos testes de um protótipo acoplado a um Boeing 747 para testar a aerodinâmica e a manobrabilidade do ônibus espacial. Desde então, foram cinco ônibus espaciais e muitas viagens ou missões aos espaço. Na verdade, a nave Apollo foi a primeira espaçonave da NASA e a mesma foi responsável por levar ao homem a dar os primeiros passos na lua, no Projeto Apollo. A espaçonave foi utilizada por cerca de oito anos (1968/1975) até ser substituída pelo ônibus espacial, com menos custo e mais oportunidades de repetir o voo até o espaço.


Enterprise

O primeiro ônibus espacial a ser construído, embora leve 'espacial' em sua característica, o Enterprise não chegou a ir ao espaço. Ele foi construído para realizar provas de aproximação e aterrissagem, uma vez que em 1978 decidiram mantê-la assim, já que ela não tinha escudos térmicos e alguns itens necessários para ficar na órbita da Terra. Enterprise levou este nome em homenagem ao seriado Jornada nas Estrelas. Mas olhem como é engraçado, por levar o nome de um seriado que viaja loucamente pelo espaço, ela nunca saiu da Terra. Que paradoxo, hein?

Enterprise - Foto 1

Enterprise - Foto 2


Enterprise - Foto 3


Columbia

Segundo ônibus construído pelos EUA e o primeiro a ultrapassar os limites da abobada celeste, baseado no Enterprise. A ideia era reutilizar os ônibus espaciais. Foi um meio econômico de fazer diversas viagens. Porém, seu último voo foi trágico, matando sete tripulantes depois que um pedaço de espuma danificou a proteção de uma das asas, provocando uma fissura. Quando o ônibus fez a reentrada na atmosfera,, o calor e a pressão sob a fissura foi grande, aumentando-a e destruindo a asa, e consigo a Columbia. Este último toque da Columbia nos céus aconteceu em fevereiro de 2003, matando cinco homens e duas mulheres carbonizados.

Columbia - Foto 1

Columbia - Foto 2
Columbia - Foto 3



Challenger



Sua primeira viagem ao espaço foi em 1983, o terceiro construído, sendo o segundo a chegar no espaço, e sucumbiu em 1986, em sua décima missão, que era lançar um satélite que realizaria experimentos com o cometa Halley, e faria seu monitoramento também. Nesta missão, Challenger levou consigo o primeiro civil, uma professora, ao espaço.

Challenger - Foto 1
Challenger - Foto 2


Discovery

Sendo o terceiro ônibus a ir para o espaço, a Discovery foi lançada trinta e nove vezes. Seu tempo no espaço completou o total de um ano. Seu último lançamento foi em fevereiro deste ano, 2011. uma de suas missões foi levar para a órbita o aparelho mais fascinante, na minha opinião, já inventado para observações e estudos astronômicos, o Hubble, bem como a sonda Ulysses.

Discovery - Foto 1
Discovery - Foto 2



Atlantis

Quinto a ser construído e quarto ônibus a chegar no espaço, seu nome foi uma homenagem ao primeiro navio de pesquisas oceanográficas de mesmo nome. Ele foi construído mais rápido que seus antecessores, tendo um peso menor que três toneladas. Seu primeiro voo em outubro de 1985 transportou uma carga até então não revelada, era secreta. Após o lançamento, foi diagnosticado o lançamento de dois satélites de comunicação. Seu último voo aconteceu em maio do ano passado, em 2010, mas a NASA anunciou que o ônibus ainda fará mais uma viagem, em junho deste ano, 2011.

Atlantis - Foto 1
Atlantis - Foto 2

Atlantis - Foto 3


~*~


Endeavour

Endeavour - Foto 1

Endeavour - Foto 2
Em 1987, o “legado” da Challenger, já abalado um ano antes quando fora acidentado por problemas de defeitos no equipamento, começou a ser construído o ônibus espacial Endeavour, quinto a ir para o espaço, sexto a ser construído.
Seu primeiro voo foi no ano de 1992, e teve como missão interceptar de relançar um satélite 'fujão' que havia saído de sua rota habitual. No ano seguintes ele foi enviado para fazer reparos no Hubble. Este ano, 2011, a Endeavour teve sua aposentadoria marcada e desmarcada diversas vezes, o que , pra mim, me deixou um tanto tenso, já que eu esperava seu lançamento ansiosamente, bem como todos os que acompanhavam, eu creio. Então, finalmente ele foi lançado no dia 16 de maio de 2011 para estudos e experimentos de física, em que um aparelho (Espectômetro Magnético Alfa) irá procurar por matéria escura e outras formas exóticas da natureza. Ela levou seis tripulantes neste lançamento.




Endeavour - Foto 3


Projeto Futuros


A NASA tem um projeto que chama Constellation, que planeja levar o homem à lua novamente, bem como fez a nave Apollo, e futuramente levá-lo até Marte. O projeto, que estava em andamento, foi surpreendido quando o presidente Osama apresentou uma proposta de orçamento no ano passado, com projeções pra esse ano, no qual desiste do projeto. Uma nave com o nome ORION seria lançada em meados de 2014 ou 2015, e teria capacidade para levar de quatro a seis pessoas.

Sem mais informações sobre projeto, quem tiver, manda um e-mail!

Nota: Existe um ônibus espacial chamado Pathfinder, que nunca saiu do chão. A princípio seria usado em testes, mas atualmente se encontra em exposição no U.S. Space & Rocket no estado do Alabama.

Por Ronaldo Filho











Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus_espacial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nave_Apollo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enterprise
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pathfinder_(%C3%B4nibus_espacial)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Columbia_(%C3%B4nibus_espacial)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_do_vaiv%C3%A9m_espacial_Columbia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Challenger
http://pt.wikipedia.org/wiki/STS-51-L
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atlantis_(%C3%B4nibus_espacial)
http://pt.wikipedia.org/wiki/STS-51-J
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-adia-aposentaria-onibus-espaciais&id=010175100702
http://pt.wikipedia.org/wiki/Discovery
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endeavour_(%C3%B4nibus_espacial)
http://hypescience.com/nasa-lanca-onibus-espacial-endeavour-para-sua-ultima-missao/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_(nave_espacial)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ares_I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes pelo Mundo

Visitantes

free counters

Apollo 11